
CADASTRO DE BARRAGENS



A Inova Consultoria Ambiental possui ampla experiência em consultoria ambiental para elabor de Estudos e Projetos para Barramentos e Barragens assim como os Processos de Cadastramento atuando nos principais órgãos reguladores como IGAM, DAEE e ANA.
Mas o que é?
No Brasil, a segurança de barragens se deu com a promulgação da Lei n. º 12.334 de 2010, a qual estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), atribuindo ao órgão fiscalizador a responsabilidade de manter o cadastro de barragens sob sua jurisdição.
O SNISB é um instrumento da PNSB que objetiva registrar as condições de segurança de barragens em todo o território nacional, dispondo de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações de barragens.
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam publicou a Portaria nº 3, de 26 de fevereiro de 2019, convocando os usuários de recursos hídricos que possuem barragens em curso d’água, com fins de acumulação de água, a realizar o cadastro dessas estruturas respeitando os prazos estabelecidos.
O cadastro é obrigatório a todos os usuários de recursos hídricos que possuem barragens destinadas à acumulação de água e deve ser realizado através do Sistema SEI por meio de peticionamento eletrônico através dos principais documentos:
-
Formulário Técnico da Cadastro de Barragem
-
Extrato e Declaração de Inspeção
-
Plano de Segurança de Barragem (PSB)
-
Plano de Ação Emergencial (PAE)
-
Outorga de Direito de Uso de Água


Já No estado de São Paulo o DAEE é o órgão responsável pela fiscalização de segurança de barragens no Estado de São Paulo (atribuição legal, conferida pelo Inciso I, Artigo 5°, da Lei Federal n°12.334 de 20 de setembro de 2010, alterada pela Lei n°14.066 de 30 de setembro de 2020).
A lei estabelece a Politica Nacional de Segurança de Barragens e cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens. Ao DAEE, cabe a fiscalização de barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, exceto para fins de aproveitamento hidroelétrico, localizadas em cursos de água de domínio do Estado. os Principais documentos são:
-
Formulário Técnico da Barragem
-
Ficha Técnica do Empreendimento
-
Plano de Segurança de Barragem Simplificado (PSBSIMPLES)
-
Plano de Segurança de Barragem (PSB)
-
Plano de Ação Emergencial Simplificado (PAESIMPLES)
-
Plano de Ação Emergencial (PAE)
-
Outorga de Direito de Uso de Água